Grupo Aliança chega agregando oito redes

Publicações

FOTOS: Divulgação POR: Eraldo Alves

De encontros singulares entre amigos e parceiros do setor supermercadista e varejista baiano, entre março e abril de 2021, nasce a ideia da criação do Grupo Aliança, formado pelas Redes: Grupo Corujão, Rede Fort, Itão Supermercados, Rede Mais, MixBahia, Novo Mix, Supermix e Rede Total. Ideia que se formalizou em maio de 2021 e, atualmente, com diretoria eleita formalmente com ato constitutivo, composta por: Aelmo Sampaio de Oliveira (presidente), Itamar Góis Fontes (vice-presidente), Fernando Silva de Andrade Júnior (secretário), Antônio Sérgio Rodrigues Vital (tesoureiro), Manuel Inácio da Fonseca Filho (diretor administrativo), Marcel Igor Araújo de Andrade (diretor de comunicação), Jorge de Castro Mes quita Dantas (diretor de aprovisionamento), Victor Leonardo de Oliveira Silva (diretor de relações institucionais) e Rodrigo Charão (advogado do Grupo Aliança)

De encontros singulares entre amigos e parceiros do setor supermercadista e varejista baiano, entre março e abril de 2021, nasce a ideia da criação do Grupo Aliança, formado pelas Redes: Grupo Corujão, Rede Fort, Itão Supermercados, Rede Mais, MixBahia, Novo Mix, Supermix e Rede Total. Ideia que se formalizou em maio de 2021 e, atualmente, com diretoria eleita formalmente com ato constitutivo, composta por: Aelmo Sampaio de Oliveira (presidente), Itamar Góis Fontes (vice-presidente), Fernando Silva de Andrade Júnior (secretário), Antônio Sérgio Rodrigues Vital (tesoureiro), Manuel Inácio da Fonseca Filho (diretor administrativo), Marcel Igor Araújo de Andrade (diretor de comunicação), Jorge de Castro Mes quita Dantas (diretor de aprovisionamento), Victor Leonardo de Oliveira Silva (diretor de relações institucionais) e Rodrigo Charão (advogado do Grupo Aliança)

Em conversa com o Grupo Aliança, a Super Revista buscou informações dos supermercadistas por trás da marca, de como surgiu a ideia de operacionalizar o Grupo de forma conjunta, o porquê do nome Aliança e o que muda com essa nova unidade que se baseia no associativismo. O que se observou nas falas de seus integrantes é que a marca Aliança surge para oferecer aos clientes baianos preços competitivos com serviços de qualidade, além de fortalecer os supermercadistas regionais do Grupo dos grandes players e da concorrência predatória das multinacionais, que surgem cada vez mais e em maior proporção no Estado da Bahia e em outras regiões do Norte/Nordeste, com maiores incentivos e outros benefícios, o que acontece com pequenos e médios varejistas locais. Alicerçado no associativismo, o Grupo Aliança busca consolidar ainda mais as redes que as compõem. E, como bem sintetizou um dos diretores do Grupo, a marca Aliança não tem trincas, é sinônimo de união, força e longevidade. De acordo com o presidente do Grupo Aliança, Aelmo Sampaio de Oliveira, a proposta do Grupo é levar aos clientes preços mais competitivos, além de qualidade dos serviços oferecidos. “Na realidade, quem mais ganha com o nascimento do Grupo Aliança é o próprio cliente, consumidor final, que terá mais economia, qualidade e conforto no seu dia a dia”. Presente em toda cidade de Salvador, Região Metropolitana e em mais 19 municípios, o Grupo Aliança se apresenta no cenário baiano com um faturamento anual de R$ 2,8 bilhões, 166 lojas, 6.850 funcionários/Redes, 1.184 checkouts, e uma área de venda de 120.000 m2². Para o vice-presidente, Itamar Fontes, com essa unidade formada pelas oito redes, o Grupo Aliança fortalecerá ainda mais o setor varejista baiano, trazendo mais renda e empregos diretos e indiretos para o Estado. “O Grupo Aliança fortalece o varejo baiano, visando maior satisfação e economia aos nossos clientes, frisou Itamar.” Manuel Inácio da Fonseca Filho, o Nelinho, explicou que o Grupo Aliança já nasce com referências de redes genuinamente baianas e com excelente inserção no setor do varejo. “O Grupo Aliança, como reunião de redes genuinamente baianas, com interesses comuns, já tem grande importância no cenário do varejo, trazendo força para negociar produtos e serviços”. O diretor de Comunicação do Grupo Aliança, Igor Andrade, falou sobre a missão do Grupo e de como é importante trabalhar o associativismo para desempenho nos lucros e fortalecimento da marca no setor varejista. “O Grupo Aliança tem como missão praticar ações que promovam a cooperação associativa, fortalecimento das redes regionais e a lucratividade operacional”. Sobre o papel do Grupo Aliança como formato de Central, Igor Andrade explicou que: “O Grupo Aliança surgiu para promover ações que gerem cooperação associativa, um ajudando o outro com troca de informações com outras redes, isso é muito importante, para fortalecer mais as redes regionais com a lucratividade operacional e visibilidade corporativa. Na Bahia não existia Central Supermercadista, somos a primeira com viés totalmente varejista, filiados à Abase e constituída como uma Rede de Supermercados”. Segundo Rodrigo Charão, advogado do Grupo Aliança, o grupo é composto por oito redes de supermercados com as mesmas características e que enfrentam os mesmos desafios e tem uma sinergia, um modo de operar e filosofia muito parecidas. “No mercado competitivo de hoje, onde a viabilidade do negócio não está ligada à precificação, mas sim, à otimização operacional e, sobretudo, à satisfação do consumidor, é que nasceu o Grupo Aliança, da união de oito das principais redes de supermercados da Bahia”. A possibilidade da entrada de outras redes para fazer parte do Grupo, não foi descartada. “O número das oito redes foi decidido em uma eleição. A princípio são oito redes, porém, como tudo na vida pode ser mudado, vai depender ser bom tanto para o interessado como também para o Grupo, que passa por avaliação e critérios. Estatutariamente existe a possibilidade de crescimento interno agregando outros estabelecimentos com a aprovação do corpo diretivo e assembleia geral”, respondeu Rodrigo Charão. Para o empresário Fernando Júnior, secretário do Grupo Aliança, a ideia do nome Aliança já surge fortalecida e, mesmo sendo nova, já tem na sua base profissionais que há muito trabalham no setor varejista, “Aliança, como o símbolo deste nome sugere, não possui trincas, sendo sinônimo de união, força e longevidade”.

Pensando em sintonia com Fernando Júnior, Sérgio Vital, tesoureiro do Grupo Aliança, ressaltou da importância de começar em grupo para ser mais rápido e alcançar os objetivos pretendidos, sintetizando: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá em grupo”. Completa esse pensamento Jorge Dantas, diretor de aprovisionamento: “A união faz a força e a inteligência a Aliança”. Já o diretor de Relações Institucionais, Victor Silva, ressaltou que o Grupo surge para atender as exigências do mercado varejista. “O mercado varejista é altamente exigente e moderno, e é neste contexto que nasceu o Grupo Aliança, uma rede com mais de 160 lojas e presente em mais de 19 municípios do Estado da Bahia”. O Grupo Aliança com os seus respectivos diretores e lojistas associados estarão no Encontro Baiano da Abase, a ser realizado entre 5 a 7 de novembro, no Tivoli Ecoresort, Praia do Forte.

PERFORMANCE DO GRUPO ALIANÇA

Faturamento anual: R$ 2.800.000.000,00

Número de Lojas: 166

Lojas Funcionários / Redes: 6.850

Checkouts: 1.184

Área de Venda: 120.000 m²

Presente em Salvador e Região Metropolitana de Salvador e em mais 19 municípios

O GRUPO ALIANÇA É FORMADO POR OITO SÓLIDOS GRUPOS SUPERMERCADISTAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Você também pode gostar
keyboard_arrow_up
×